Tudo que você precisa saber sobre pasta térmica

Por Renato Monteiro Batista em 7/08/2023 12:47

A importância da pasta térmica

A pasta térmica é um componente essencial para o bom funcionamento do seu computador, ela funciona preenchendo os micro espaços entre o processador e o dissipador, evitando que o ar se acumule e dificulte a transferência de calor pois o ar não [e um bom condutor de calor. A pasta térmica também ajuda a proteger o processador de possíveis danos causados pelo contato direto com o dissipador. Dessa forma a principal função da paste térmica é facilitar a transferência de calor entre o processador e o dissipador, evitando o superaquecimento e possíveis danos ao seu equipamento. O superaquecimento pode causar redução de desempenho, travamentos, erros e até mesmo queima do processador. Por isso, é importante usar uma pasta térmica de qualidade e aplicá-la corretamente.

Aplicação da pasta térmica

Para aplicação da pasta térmica é necessário que o computador seja desligado e seja removido qualquer resíduo da pasta térmica anterior do processador, esse processo de limpeza pode ser realizado com um pano seco ou com álcool isopropílico. Após a limpeza, aplique uma pequena quantidade de pasta térmica no centro do processador, de tamanho aproximado a um grão de arroz. Você pode utilizar uma espátula ou um cartão de crédito para espalhar a pasta térmica de forma uniforme sobre o processador, mas esse procedimento não é realmente necessário pois ao colocar o dissipador a pasta térmica irá se espalhar de forma uniforme.

No vídeo em ingês Thermal Paste Application Methods - Which one is best? - The Workshop é feita uma comparação de aplicação de pasta térmica utilizando diferentes métodos assim como diferentes quantidades, o resultado é que não há diferença significativa entre os métodos e que aplicar mais quantidadede de pasta térmica não vai melhorar o desempenho da transferência de calor. Ou seja, aplicar muita pasta térmica vai apenas gastar mais do produto e vai ter o mesmo resultado que aplicar uma quantidade menor. Para um melhor custo benefício se baseie na quantidade de um grão de arroz.

A cada quanto tempo a pasta térmica deve ser trocada?

A pasta térmica deve ser trocada sempre que o processador for removido do dissipador, por exemplo, para limpeza ou troca de processador. A pasta térmica também deve ser trocada caso você perceba que o processador está esquentando mais do que o normal, isso pode ser um sinal de que a pasta térmica está ressecada e não está mais cumprindo sua função de transferir calor. A pasta térmica também pode ressecar com o tempo, por isso é recomendado que seja trocada a cada 2 anos.

Diferenças entre pastas térmicas

Existem diferentes tipos de pasta térmica, que variam em composição, condutividade, viscosidade e preço. A condutividade térmica é medida em W/mK, quanto maior a condutividade térmica significa que a pasta térmica é mais eficiente na transferência de calor. A viscosidade é a consistência da pasta térmica, quanto mais líquida mais cuidado deve ser tomado para evitar o contato com componentes elétricos. Algumas das principais diferenças entre elas são:

Leia também

Serviços

Administração de redes, hospedagem cloud, gerenciamento de servidores, desenvolvimento de software, conheça todos os serviços ofertados por nossa empresa.

Nossos serviços

Produtos

Servidores, Equipamentos de infraestrutura de redes, Computadores desktop, Componentes de Informática, Licenças Microsoft, Antivírus.

Em breve estaremos disponibilizando neste site o nosso catálogo de produtos.

Treinamento

Em breve estaremos disponibilizando treinamentos em Tecnologia da Informação, inscreva-se em nossa lista de espera e receba informações em primeira mão.

Inscrever-se

© 2020 RMB Informática - CNPJ: 05.930.393/0001-56 | Design by W3layouts | Images Unsplash (CC0)