Softwares recomendados para utilizar no sistema operacional Windows

Por Renato Monteiro Batista em 1/09/2022 12:33

Lista de softwares que recomendamos a utilização no Microsoft Windows

O Microsoft Windows é o sistema operacional com maior dominância no mercado, sendo o preferido pelos usuários finais tanto para tarefas domésticas quanto empresariais. Neste artigo descreverei alguns softwares que recomendo a instalação no seu Windows assim como os respectivos links para downloads, confira:

Google Chrome

O Google Chrome é o navegador da google que domina atualmente o mercado. Para facilitar a instalação aos usuários finais o método de instalação padrão do Google Chrome é através do uso de instalador online que vai baixar a versão mais recente durante o processo de instalação. Esse processo não é muito eficiente quando pensamos em um cenário de uma rede com vários computadores, para esses casos é recomendado o uso do instalador offline do google chrome, com ele você só irá fazer o download uma única vez e poderá utilizar o mesmo download para instalação em vários computadores.

Mozilla Firefox

O Mozilla Firefox é atualmente um dos melhores navegadores que existem, não sofre dos problemas de consumo excessivo de memória RAM como o caso do seu concorrente Google Chrome. Além disso a Mozilla hoje em dia disponibiliza o navegador também nas versões Beta, Developer, assim como nas versões mobile. Na página de download dos navegadores Firefox você pode escolher a melhor versão para seu uso.

Firefox Developer

Brave Browser

O Brave Browser é um navegador focado na privacidade do usuário, já traz consigo ferramentas para bloqueio de anúncios sem a necessidade de instalar exetensões, além de suportar a navegação em sites .onion utilizando a rede Tor sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O navegador também possui um programa de recompensas bem interessante onde o usuário pode ganhar criptomoedas BAT em troca da exibição de anúncios no seu navegador bem como um programa de incentivo à criadores de conteúdo que podem receber pagamentos em BAT dos visitantes dos seus sites.

Softwares para acesso remoto

Acesso remoto aos computadores é uma necessidade em qualquer ambiente corporativo, para que a equipe de suporte técnico possa auxiliar os usuários e resolver os problemas que ocorrem no dia-a-dia. Atualmente as ferramentas de suporte remoto que recomendamos são:

Anydesk

É uma ferramenta gratuita para uso pessoal, de fácil instalação e configuração, mas que também pode ser utilizada sem a necessidade de instalação no computador, bastando abrir o software e fornecer o número de identificação para que o profissional de suporte possa se conectar à sua máquina. Baixar o Anydesk.

Rustdesk

É uma ferramenta de código aberto (OpenSource) bem similar ao Anydesk, mas que não exige a aquisição de licenças para uso comercial como exibido pelo concorrente. Além disso, uma das maiores vantagens do Rustdesk é a possibilidade de montar a sua própria rede de suporte de modo que os computadores que serão assistidos se conectem ao seu próprio servidor sem que seus dados trafeguem por terceiros. Caso deseje montar sua própria rede interna do rustdesk para ter total controle sobre os acessos remotos sem expor suas máquinas ao risco de acesso indevido entre em contato conosco para solicitar um orçamento deste serviço. Aqui na RMB Informática atualmente essa é nossa principal ferramenta que utilizamos para acesso remoto aos clientes, utilizando nossos próprios servidores. Fazer o download do rustdesk.

Enpass

É um gerenciador de senhas que flexibiliza que o usuário escolha o local de preferência para armazenamento do arquivo criptografado do cofre de senhas. Oferece uma camada extra de segurança para o armazenamento de senhas a medida que não centraliza essa tarefa e não armazena nenhuma informação do usuário. Permite que o usuário escolha entre diversos serviços de nuvem, tais como Dropbox, Google Cloud, Nextcloud, etc para armazenar o arquivo de cofre das senhas de maneira criptografada. Baixar o Enpass.

Docker Desktop

Docker Desktop é uma solução para execução de containers Docker no sistema operacional Microsoft Windows. Baixar o Docker Desktop

WSL2

O WSL2 é uma solução para execução de containers Linux no sistema operacional Microsoft Windows. Baixar o WSL2

VirtualBox

O VirtualBox é um software que permite a criação e execução de Máquinas Virtuais no Microsoft Windows. Baixar o VirtualBox

ShareX

ShareX é um software gratuito e de código aberto (open source) que permite a captura ou gravação de qualquer área da sua tela, assim como o compartilhamento dessas capturas de maneira simplificada. Baixar o ShareX

OBS Studio

O OBS Studio é um software gratuito e de código aberto (open source) que permite fazer gravações de tela e transmissões ao vivo, inclusive de jogos. Baixar o OBS Studio

Windows Terminal

O Windows Terminal é um aplicativo de terminal moderno, rápido e eficiente. Baixar o Windows Terminal

Keybase

Keybase é um aplicativo de mensagens e compartilhamento de arquivos seguros que permite aos usuários enviar mensagens e compartilhar arquivos de maneira segura. Ele também pode ser usado para verificar a identidade de outros usuários na plataforma, o que permite que as pessoas possam se comunicar com confiança e segurança. Além disso, o Keybase é compatível com várias plataformas, incluindo Windows, MacOS, Linux, Android e iOS. Ele é gratuito para uso pessoal e comercial. Baixar o Keybase

Leia também

Serviços

Administração de redes, hospedagem cloud, gerenciamento de servidores, desenvolvimento de software, conheça todos os serviços ofertados por nossa empresa.

Nossos serviços

Produtos

Servidores, Equipamentos de infraestrutura de redes, Computadores desktop, Componentes de Informática, Licenças Microsoft, Antivírus.

Em breve estaremos disponibilizando neste site o nosso catálogo de produtos.

Treinamento

Em breve estaremos disponibilizando treinamentos em Tecnologia da Informação, inscreva-se em nossa lista de espera e receba informações em primeira mão.

Inscrever-se

© 2020 RMB Informática - CNPJ: 05.930.393/0001-56 | Design by W3layouts | Images Unsplash (CC0)