Softwares opensource recomendados para instalação e utilização local na rede iterna sua empresa

Por Renato Monteiro Batista em 10/01/2023 10:50

Soluções OpenSource gratuitas que recomendamos para instalação e utilização local na rede iterna sua empresa on premises

Existem diversas soluções de código-fonte aberto (OpenSource) e gratuitas que podem auxiliar o trabalho de qualquer equipe de TI empresarial. Neste artigo relacionamos uma lista dessas ferramentas de utilizamos e recomendamos. As soluções aqui apresentadas são recomendadas para instalação on premises, na sua rede interna para uso local sem necessidade de conexão à internet, oferecendo segurança e privacidade aos seus dados. O termo on premises refere-se ao software que é instalado e executado em computadores nas instalações da pessoa ou organização que usa o software, em vez de em uma instalação remota, como um farm de servidores ou nuvem.

Rustdesk

É uma ferramenta de código aberto (OpenSource) bem similar ao Anydesk, mas que não exige a aquisição de licenças para uso comercial como exibido pelo concorrente. Além disso, uma das maiores vantagens do Rustdesk é a possibilidade de instalar o servidor de comunicação em sua própria rede interna, sem a necessidade de exposição do acesso remoto às ameaças da internet. Caso deseje montar sua própria rede interna do rustdesk para ter total controle sobre os acessos remotos sem expor suas máquinas ao risco de acesso indevido entre em contato conosco para solicitar um orçamento deste serviço. Aqui na RMB Informática atualmente essa é nossa principal ferramenta que utilizamos para acesso remoto aos clientes, utilizando nossos próprios servidores. Fazer o download do rustdesk.

Rport

É uma solução de gestão remota / RMM Remote Monitoring and Management, de código aberto auto-hospedada para Windows, macOS & Linux. Gestão de inventário intuitiva e fácil de usar, acesso remoto, execução de scripts, substituição de VPN, e muito mais.

NetBox

É uma solução de gerenciamento de rede de código aberto para data centers e redes de nuvem. Ele permite que você mantenha um registro de todos os seus ativos de rede, incluindo servidores, switches, roteadores, PDUs, cabos, interfaces de rede, etc. NetBox também fornece um banco de dados de IP e um sistema de gerenciamento de nomes de domínio (DNS) para registrar todos os endereços IP e nomes de domínio que você usa em sua rede.

OpenVPN

É uma solução de rede virtual privada (VPN) de código aberto que permite que você crie uma rede privada segura sobre uma rede pública, como a Internet. OpenVPN é um software de código aberto que implementa o protocolo de rede virtual privada (VPN) SSL/TLS para casos de uso como Acesso Remoto e estabelecimento de conexão Site-To-Site entre locais da sua empresa.

NextCloud

É uma solução de armazenamento de arquivos de código aberto, que permite que você armazene e compartilhe seus arquivos de forma segura e privada. É uma alternativa ao Dropbox, Google Drive e outros serviços de armazenamento em nuvem.

Draw.io

É uma solução para desenhos técnicos alternativa ao Microsoft Visio, que pode ser utilizada através de navegador Web.

N8N

É uma solução de automação de processos de código aberto, que permite que você crie fluxos de trabalho de automação de processos de forma simples e intuitiva.

Pi-Hole

É uma solução de bloqueio de anúncios de código aberto, que pode ser instalada em qualquer dispositivo com Linux, como Raspberry Pi, e que pode ser utilizada para bloquear anúncios em toda a sua rede.

Uptime Kuma

É uma solução de monitoramento de disponibilidade de código aberto, que permite que você monitore a disponibilidade de seus sites e serviços de forma simples e intuitiva.

Portainer

É uma solução de gerenciamento de containers que permite que você gerencie seus containers Docker de forma simples e intuitiva através de qualquer navegador web.

WikiJs

É uma solução de wiki de código aberto, que permite que você crie e gerencie sua própria wiki de forma simples, intuitiva, poderosa e extensível.

Remmina

É uma solução de acesso remoto de código aberto, que permite que você acesse seus servidores e estações de trabalho de forma simples e intuitiva através de qualquer navegador web.

Guacamole

Assim como o anterior é uma solução de acesso remoto que suporta protocolos como VNC, RDP e SSH diretamente no navegador web, mantida pela Apache Software Foundation.

Leia também

Serviços

Administração de redes, hospedagem cloud, gerenciamento de servidores, desenvolvimento de software, conheça todos os serviços ofertados por nossa empresa.

Nossos serviços

Produtos

Servidores, Equipamentos de infraestrutura de redes, Computadores desktop, Componentes de Informática, Licenças Microsoft, Antivírus.

Em breve estaremos disponibilizando neste site o nosso catálogo de produtos.

Treinamento

Em breve estaremos disponibilizando treinamentos em Tecnologia da Informação, inscreva-se em nossa lista de espera e receba informações em primeira mão.

Inscrever-se

© 2020 RMB Informática - CNPJ: 05.930.393/0001-56 | Design by W3layouts | Images Unsplash (CC0)